As inscrições para o processo seletivo que visa a admissão de estudantes nas 16 unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM) da Bahia, bem como na Creche da PM Nossa Senhora das Graças/CMEI, foram abertas na segunda-feira, 5 de janeiro. O período para se inscrever segue aberto até a sexta-feira, 9 de janeiro, e deve ser realizado exclusivamente pelo site oficial.
Vagas disponíveis
O edital divulgado no final do ano passado informa a oferta de 2.792 vagas para o Ensino Fundamental e Médio nas 16 unidades do CPM em todo o estado da Bahia. Além disso, 53 oportunidades estão disponíveis para a creche na capital, totalizando 2.845 vagas para o ano letivo de 2026. É importante destacar que o ingresso será feito exclusivamente por sorteio, conforme as orientações do edital.
Critérios para distribuição de vagas
- Na capital, 70% das vagas são reservadas para filhos de militares estaduais, funcionários civis efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, professores efetivos da Secretaria Estadual de Educação atuantes nos CPMs, e outros servidores públicos civis ligados à PM e à Secretaria de Educação.
- Os 30% restantes destinam-se ao público externo, permitindo o acesso mais amplo à creche e aos colégios.
- No interior do estado, a distribuição é equilibrada, com 50% das vagas para o grupo prioritário citado acima e 50% para o público externo.
Sorteio eletrônico e transparência
O sorteio eletrônico ocorrerá no dia 16 de janeiro, às 10h, no Salão Nobre do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), localizado na Avenida Dendezeiros, em Salvador. Para garantir a transparência do processo, estarão presentes representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Secretaria Municipal de Educação, Ministério Público, Procuradoria Geral do Estado, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados, além de membros da imprensa e associações de classe dos policiais e bombeiros militares, assim como responsáveis por alunos inscritos.
Estrutura do CPM na Bahia
Atualmente, o Colégio da Polícia Militar conta com 16 unidades distribuídas por todo o estado, atendendo cerca de 16 mil alunos. Na capital, existem cinco colégios localizados nos bairros Dendezeiros, Luiz Tarquínio, Ribeira, Lobato e Cajazeiras. Já no interior, as unidades estão em Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Candeias, Juazeiro, Jequié, Barreiras e Bom Jesus da Lapa.






