A cidade de Camaçari se prepara para um momento especial de fé e união. Na quarta-feira (7), feriado municipal, a comunidade celebra o dia de seu padroeiro, São Thomaz de Cantuária. Este ano, o tema das festividades convida os participantes a trilhar os caminhos da missão e a trabalhar pela construção da paz.

A programação, que reúne espiritualidade, tradição e cultura, conta com o suporte da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Governo e da Coordenação de Eventos, além do apoio do Governo do Estado, garantindo organização, acolhimento e segurança para todos os presentes.

Programação do dia

  • 5h – Alvorada para iniciar as celebrações
  • 6h – Ofício de São Thomaz de Cantuária
  • 7h – Missa na Paróquia Catedral São Thomaz de Cantuária, dedicada aos devotos falecidos
  • 9h30 – Missa com unção dos enfermos na mesma paróquia

Procissão e Missa Solene

A tradicional procissão está marcada para as 16h e seguirá pelas principais ruas e avenidas do centro da cidade. Logo em seguida, por volta das 17h, acontecerá a Missa Solene Campal, na Rua Costa Pinto, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Dirceu de Oliveira Medeiros.

Encerramento com música e fé

O encerramento da festa contará com apresentações musicais dos artistas católicos Clayton Borges e William Sanfona. Este último tem se destacado nas redes sociais por unir o ritmo do forró aos louvores da Igreja, mesclando fé e tradição popular de forma vibrante.

Preparação e história da devoção

A preparação para a celebração começou com o novenário realizado entre 29 de dezembro e 6 de janeiro, momento que fortaleceu a espiritualidade e os laços de fé da comunidade local.

A devoção a São Thomaz de Cantuária, bispo e mártir londrino, chegou a Camaçari trazida por trabalhadores ingleses que participaram da construção da ferrovia no município. Esse episódio marcou o início da forte identidade católica que permeia a história da cidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here