Dois consórcios participam da licitação para a construção do Tramo 4 da Linha 1 do metrô de Salvador, um projeto que vai conectar a Estação da Lapa ao Campo Grande. Na última quarta-feira, a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) promoveu uma sessão pública em sua sede, localizada na Calçada, para a apresentação dos resultados da análise técnica das propostas recebidas.
O Consórcio Expresso 2 de Julho, formado por Áyla Construtora, Odebrecht Engenharia e Construção International, Metrô Engenharia e Construtora e MPE Engenharia e Serviços, obteve a maior pontuação técnica, totalizando 96 pontos. Por outro lado, o Consórcio Construtor Linha 1 Tramo 4, que inclui Mendes Júnior, Powerchina, Toniolo Busnello e Pampulha Engenharia, recebeu 73,85 pontos.
Durante a mesma sessão, também foram apresentados os valores das propostas financeiras, com o Expresso 2 de Julho oferecendo R$ 1,127 bilhão e o Construtor Linha 1 Tramo 4 com uma proposta de R$ 1,059 bilhão.
A licitação avança para sua próxima etapa na próxima segunda-feira, dia 8, quando ocorrerá o julgamento das propostas de preço e a abertura do envelope de habilitação do consórcio que obteve a melhor classificação técnica. O resultado definitivo será publicado após a análise da documentação apresentada, com um período estipulado para eventuais recursos.
O projeto conta com autorização do Governo da Bahia desde junho e envolve um investimento total estimado em cerca de R$ 2 bilhões. O novo trecho terá 1,2 km de extensão subterrânea, com capacidade projetada para atender aproximadamente 11,5 mil passageiros diariamente.
O financiamento do projeto é feito pelo Ministério das Cidades, por meio do PAC Seleções, em colaboração com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur). Estudos realizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) projetam que, com futuras expansões, o fluxo de passageiros pode chegar a 117 mil por dia, considerando a inclusão de até quatro novas estações: São Raimundo (Politeama), Campo Grande, Graça e Barra.