Inauguração da Fábrica da BYD em Camaçari: Marco no Setor Automotivo
A BYD, empresa líder no segmento de veículos eletrificados no Brasil, inaugurou sua nova fábrica em Camaçari, Bahia, em um evento que aconteceu nesta quarta-feira (9). O empreendimento representa um investimento de R$ 5,5 bilhões e ocupou as instalações que anteriormente pertenciam à Ford, até o início de 2021. Desde julho, a unidade já operava em regime experimental e agora inicia a produção em série, utilizando o sistema SKD (Semi Knocked-Down), que consiste na montagem de veículos a partir de kits desmontados.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. O evento também foi marcado pela presença de Wang Chuanfu, presidente da BYD, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
A nova instalação em Camaçari é considerada estratégica para a expansão da BYD na América Latina e, em sua fase inicial, se dedicará à montagem do veículo elétrico Dolphin Mini, além dos híbridos Song Pro e King, que deverão receber uma versão flex. A empresa também planeja utilizar a fábrica para processar insumos de baterias e para a montagem de chassis de caminhões e ônibus.
Occupando uma área equivalente a 645 campos de futebol, a unidade se estende por 4,6 milhões de metros quadrados. A construção levou 15 meses desde a aquisição do terreno até a conclusão das obras.
Contudo, a trajetória até a inauguração não foi isenta de dificuldades. A BYD enfrentou uma ação de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que identificou 160 trabalhadores chineses em condições precárias. Após um ajustamento de conduta, a empresa rescindiu o contrato com a construtora Jinjiang Construction Brazil Ltd.
A fábrica tem uma capacidade inicial de produção de 150 mil veículos por ano e pode chegar a 300 mil unidades em uma segunda fase. A BYD anunciou que a transição para a produção nacional ocorrerá de forma gradual.
No âmbito estadual, a empresa recebeu incentivos que se estenderão até 2032. Desde 2023, a Bahia isenta veículos de até R$ 300 mil do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), enquanto para modelos acima desse valor, a alíquota aplicada é de 2,5%.
Nos últimos três anos, a BYD já comercializou 170 mil veículos no Brasil, consolidando sua liderança no mercado de elétricos com modelos como o Dolphin Mini e na categoria de híbridos plug-in com os sedãs King e SUVs Song.
Inauguração da Fábrica da BYD em Camaçari: Marco no Setor Automotivo
A BYD, empresa líder no segmento de veículos eletrificados no Brasil, inaugurou sua nova fábrica em Camaçari, Bahia, em um evento que aconteceu nesta quarta-feira (9). O empreendimento representa um investimento de R$ 5,5 bilhões e ocupou as instalações que anteriormente pertenciam à Ford, até o início de 2021. Desde julho, a unidade já operava em regime experimental e agora inicia a produção em série, utilizando o sistema SKD (Semi Knocked-Down), que consiste na montagem de veículos a partir de kits desmontados.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. O evento também foi marcado pela presença de Wang Chuanfu, presidente da BYD, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
A nova instalação em Camaçari é considerada estratégica para a expansão da BYD na América Latina e, em sua fase inicial, se dedicará à montagem do veículo elétrico Dolphin Mini, além dos híbridos Song Pro e King, que deverão receber uma versão flex. A empresa também planeja utilizar a fábrica para processar insumos de baterias e para a montagem de chassis de caminhões e ônibus.
Occupando uma área equivalente a 645 campos de futebol, a unidade se estende por 4,6 milhões de metros quadrados. A construção levou 15 meses desde a aquisição do terreno até a conclusão das obras.
Contudo, a trajetória até a inauguração não foi isenta de dificuldades. A BYD enfrentou uma ação de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que identificou 160 trabalhadores chineses em condições precárias. Após um ajustamento de conduta, a empresa rescindiu o contrato com a construtora Jinjiang Construction Brazil Ltd.
A fábrica tem uma capacidade inicial de produção de 150 mil veículos por ano e pode chegar a 300 mil unidades em uma segunda fase. A BYD anunciou que a transição para a produção nacional ocorrerá de forma gradual.
No âmbito estadual, a empresa recebeu incentivos que se estenderão até 2032. Desde 2023, a Bahia isenta veículos de até R$ 300 mil do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), enquanto para modelos acima desse valor, a alíquota aplicada é de 2,5%.
Nos últimos três anos, a BYD já comercializou 170 mil veículos no Brasil, consolidando sua liderança no mercado de elétricos com modelos como o Dolphin Mini e na categoria de híbridos plug-in com os sedãs King e SUVs Song.






