BYD Inaugura Nova Fábrica em Camaçari e Amplia Presença na América Latina
Na última quinta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia de inauguração da nova fábrica de veículos elétricos e híbridos da BYD Brasil, instalada em Camaçari, Bahia. Este evento marca o início da produção nacional da empresa chinesa e posiciona o Brasil como um polo estratégico da companhia na América Latina, em consonância com o programa Nova Indústria Brasil (NIB), promovido pelo Governo Federal.
A nova unidade industrial, que promete expandir sua operação, está prevista para gerar milhares de empregos diretos e indiretos, impulsionar a economia local e fortalecer a cadeia produtiva nacional. Durante a inauguração, foi apresentado o mais recente modelo desenvolvido pela empresa — um híbrido plug-in flex criado especificamente para o mercado brasileiro, que utiliza uma tecnologia conjunta entre engenheiros brasileiros e chineses e que pode operar com diferentes misturas de etanol e gasolina, além de ter a capacidade de recarregar sua bateria elétrica.
Em seu discurso, o presidente Lula enfatizou a relevância da nova planta para a população local, salientando que a instalação representa uma recuperação da dignidade dos trabalhadores de Camaçari e da Bahia. Ele também mencionou a saída da Ford da região, expressando um sentimento de lamento pela perda, mas ressaltou que a chegada da BYD pode trazer um novo futuro para o local.
Desde o início de outubro, a fábrica já contratou 350 trabalhadores, com a expectativa de atingir 1,8 mil funcionários até o final do mês e 2 mil nas semanas subsequentes. Em plena operação, o complexo poderá gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos, englobando funcionários, prestadores de serviço e fornecedores.
O investimento de R$ 5,5 bilhões na obra destaca a importância da unidade, que se configura como o maior complexo industrial da BYD fora da Ásia, tendo capacidade inicial para produção de 150 mil veículos por ano e potencial para aumentar essa cifra para 300 mil em uma segunda fase.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ressaltou o significado dessa instalação como um exemplo do desenvolvimento sustentável que o Brasil busca alcançar. Alckmin descreveu a BYD como uma indústria inovadora e ecoeficiente, comprometida com a descarbonização e a competitividade no cenário global.
Wang Chuanfu, presidente global da BYD, compartilhou sua visão positiva sobre o Brasil, citando suas vantagens em energia limpa, diversidade social e receptividade a novas tecnologias. Ele reafirmou o papel do país na transição energética e no desenvolvimento de novos modelos industriais.
O complexo em Camaçari ocupa uma área de 4,6 milhões de metros quadrados e possui uma linha de produção que possibilita a fabricação simultânea de veículos híbridos e elétricos. De acordo com os planos, a nacionalização da produção será uma realidade a partir de 2026, incluindo processos como estamparia, soldagem e pintura, assim como um aumento na produção de componentes localmente.
Além disso, a cooperação entre Brasil e China foi enfatizada pelo embaixador chinês no Brasil, Zhu Qingqiao. Ele mencionou que as relações entre os dois países estão em uma fase ótima, especialmente no que tange a energias limpas.
O início das obras foi em março de 2024 e, com a primeira das 26 unidades do complexo já em funcionamento, os primeiros veículos já estão sendo enviados para as concessionárias. A fábrica também conquistou a certificação internacional I-REC, que garante que toda a energia utilizada provém de fontes renováveis.
Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil, comentou sobre a escolha do país como local de investimento, destacando a confiança no potencial e na disposição da população para abraçar novas tecnologias.
Stella Li, vice-presidente Executiva Global da BYD, falou sobre a importância da capacitação dos brasileiros para este novo mercado, acrescentando que a chegada desta nova era à indústria automotiva brasileira é uma oportunidade não apenas para a produção de veículos elétricos, mas para a criação de carros inteligentes.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, também expressou otimismo, afirmando a confiança na força de trabalho local e anunciando planos de aumentar a produção de componentes e baterias no Brasil.
Para Luiz Caetano, prefeito de Camaçari, a chegada da fábrica representa uma aliança entre a empresa e a população, apontando para um futuro de desenvolvimento que respeita o meio ambiente e gera empregos.
A população de Camaçari já está sentindo os efeitos dessa transformação. Danilo Alves, um dos novos contratados, expressou sua gratidão e esperança com a chegada da BYD, que representa não apenas a realização de seus sonhos, mas de toda sua família. Juranildes Araújo, representante do setor comercial, também compartilhou otimismo, destacando que a instalação de grandes indústrias tende a promover o desenvolvimento comercial.
Com mais de uma década de presença no Brasil, a BYD já possui unidades em Campinas (SP) e Manaus (AM), e desde 2022, comercializou mais de 170 mil veículos elétricos e híbridos no país. A rede de concessionárias da empresa, que atualmente supera 200, tem a meta de alcançar 250 nos próximos meses.
BYD Inaugura Nova Fábrica em Camaçari e Amplia Presença na América Latina
Na última quinta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia de inauguração da nova fábrica de veículos elétricos e híbridos da BYD Brasil, instalada em Camaçari, Bahia. Este evento marca o início da produção nacional da empresa chinesa e posiciona o Brasil como um polo estratégico da companhia na América Latina, em consonância com o programa Nova Indústria Brasil (NIB), promovido pelo Governo Federal.
A nova unidade industrial, que promete expandir sua operação, está prevista para gerar milhares de empregos diretos e indiretos, impulsionar a economia local e fortalecer a cadeia produtiva nacional. Durante a inauguração, foi apresentado o mais recente modelo desenvolvido pela empresa — um híbrido plug-in flex criado especificamente para o mercado brasileiro, que utiliza uma tecnologia conjunta entre engenheiros brasileiros e chineses e que pode operar com diferentes misturas de etanol e gasolina, além de ter a capacidade de recarregar sua bateria elétrica.
Em seu discurso, o presidente Lula enfatizou a relevância da nova planta para a população local, salientando que a instalação representa uma recuperação da dignidade dos trabalhadores de Camaçari e da Bahia. Ele também mencionou a saída da Ford da região, expressando um sentimento de lamento pela perda, mas ressaltou que a chegada da BYD pode trazer um novo futuro para o local.
Desde o início de outubro, a fábrica já contratou 350 trabalhadores, com a expectativa de atingir 1,8 mil funcionários até o final do mês e 2 mil nas semanas subsequentes. Em plena operação, o complexo poderá gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos, englobando funcionários, prestadores de serviço e fornecedores.
O investimento de R$ 5,5 bilhões na obra destaca a importância da unidade, que se configura como o maior complexo industrial da BYD fora da Ásia, tendo capacidade inicial para produção de 150 mil veículos por ano e potencial para aumentar essa cifra para 300 mil em uma segunda fase.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ressaltou o significado dessa instalação como um exemplo do desenvolvimento sustentável que o Brasil busca alcançar. Alckmin descreveu a BYD como uma indústria inovadora e ecoeficiente, comprometida com a descarbonização e a competitividade no cenário global.
Wang Chuanfu, presidente global da BYD, compartilhou sua visão positiva sobre o Brasil, citando suas vantagens em energia limpa, diversidade social e receptividade a novas tecnologias. Ele reafirmou o papel do país na transição energética e no desenvolvimento de novos modelos industriais.
O complexo em Camaçari ocupa uma área de 4,6 milhões de metros quadrados e possui uma linha de produção que possibilita a fabricação simultânea de veículos híbridos e elétricos. De acordo com os planos, a nacionalização da produção será uma realidade a partir de 2026, incluindo processos como estamparia, soldagem e pintura, assim como um aumento na produção de componentes localmente.
Além disso, a cooperação entre Brasil e China foi enfatizada pelo embaixador chinês no Brasil, Zhu Qingqiao. Ele mencionou que as relações entre os dois países estão em uma fase ótima, especialmente no que tange a energias limpas.
O início das obras foi em março de 2024 e, com a primeira das 26 unidades do complexo já em funcionamento, os primeiros veículos já estão sendo enviados para as concessionárias. A fábrica também conquistou a certificação internacional I-REC, que garante que toda a energia utilizada provém de fontes renováveis.
Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil, comentou sobre a escolha do país como local de investimento, destacando a confiança no potencial e na disposição da população para abraçar novas tecnologias.
Stella Li, vice-presidente Executiva Global da BYD, falou sobre a importância da capacitação dos brasileiros para este novo mercado, acrescentando que a chegada desta nova era à indústria automotiva brasileira é uma oportunidade não apenas para a produção de veículos elétricos, mas para a criação de carros inteligentes.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, também expressou otimismo, afirmando a confiança na força de trabalho local e anunciando planos de aumentar a produção de componentes e baterias no Brasil.
Para Luiz Caetano, prefeito de Camaçari, a chegada da fábrica representa uma aliança entre a empresa e a população, apontando para um futuro de desenvolvimento que respeita o meio ambiente e gera empregos.
A população de Camaçari já está sentindo os efeitos dessa transformação. Danilo Alves, um dos novos contratados, expressou sua gratidão e esperança com a chegada da BYD, que representa não apenas a realização de seus sonhos, mas de toda sua família. Juranildes Araújo, representante do setor comercial, também compartilhou otimismo, destacando que a instalação de grandes indústrias tende a promover o desenvolvimento comercial.
Com mais de uma década de presença no Brasil, a BYD já possui unidades em Campinas (SP) e Manaus (AM), e desde 2022, comercializou mais de 170 mil veículos elétricos e híbridos no país. A rede de concessionárias da empresa, que atualmente supera 200, tem a meta de alcançar 250 nos próximos meses.





