O governo da Bahia está estudando a viabilidade da implementação de um trem regional que conectaria a capital, Salvador, aos municípios de Simões Filho, Camaçari e Alagoinhas. Este projeto, ainda em fase inicial, pode dar seu primeiro passo até o primeiro semestre de 2026, com a contratação de estudos preparatórios.
A informação foi divulgada por Eracy Lafuente, presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). Segundo ele, duas rotas estão sendo consideradas para interligar Salvador a Alagoinhas. A primeira rota partiria da última estação do primeiro trecho do VLT de Salvador, na Ilha de São João, seguindo para Mapele, depois a Camaçari, e, posteriormente, uma extensão para Alagoinhas.
A segunda opção prevê que o trem inicie sua rota na Estação Águas Claras do metrô de Salvador, indo em direção a Simões Filho e, em seguida, a Camaçari, com a mesma intenção de se estender para Alagoinhas. Uma das alternativas em análise é o uso de trechos já existentes da antiga Ferrovia Centro-Atlântico, que fazia a ligação entre Salvador e Alagoinhas, mas que se encontra desativada atualmente. Contudo, a CTB também está considerando a possibilidade de implantar um VLT para conectar essas localidades.
Os estudos para avaliar essas alternativas podem ser contratados pelo governo baiano no início de 2026, embora haja a expectativa de que isso ocorra ainda este ano.
Em outra frente, Lafuente mencionou que, nos próximos meses, haverá a licitação para mais uma extensão do VLT em Salvador, adicionando 4 km entre a Baixa do Fiscal, na Cidade Baixa, e a Estação Retiro do metrô. Com essa nova extensão, a malha do VLT na capital deve ultrapassar 44 km, contando já com diversas ligações em andamento.
“Estou focado nas extensões futuras. A próxima ligação que planejamos é a partir de Mapele ou Águas Claras rumo a Simões Filho, seguida do trajeto até Camaçari pela FCA, e, finalmente, até Alagoinhas. Vamos contratar estudo para isso ainda este ano ou no início do próximo”, afirmou Lafuente em sua declaração.
Essas iniciativas visam, em última análise, melhorar a mobilidade na região metropolitana de Salvador e facilitar o deslocamento dos cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da Bahia.O governo da Bahia está estudando a viabilidade da implementação de um trem regional que conectaria a capital, Salvador, aos municípios de Simões Filho, Camaçari e Alagoinhas. Este projeto, ainda em fase inicial, pode dar seu primeiro passo até o primeiro semestre de 2026, com a contratação de estudos preparatórios.
A informação foi divulgada por Eracy Lafuente, presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). Segundo ele, duas rotas estão sendo consideradas para interligar Salvador a Alagoinhas. A primeira rota partiria da última estação do primeiro trecho do VLT de Salvador, na Ilha de São João, seguindo para Mapele, depois a Camaçari, e, posteriormente, uma extensão para Alagoinhas.
A segunda opção prevê que o trem inicie sua rota na Estação Águas Claras do metrô de Salvador, indo em direção a Simões Filho e, em seguida, a Camaçari, com a mesma intenção de se estender para Alagoinhas. Uma das alternativas em análise é o uso de trechos já existentes da antiga Ferrovia Centro-Atlântico, que fazia a ligação entre Salvador e Alagoinhas, mas que se encontra desativada atualmente. Contudo, a CTB também está considerando a possibilidade de implantar um VLT para conectar essas localidades.
Os estudos para avaliar essas alternativas podem ser contratados pelo governo baiano no início de 2026, embora haja a expectativa de que isso ocorra ainda este ano.
Em outra frente, Lafuente mencionou que, nos próximos meses, haverá a licitação para mais uma extensão do VLT em Salvador, adicionando 4 km entre a Baixa do Fiscal, na Cidade Baixa, e a Estação Retiro do metrô. Com essa nova extensão, a malha do VLT na capital deve ultrapassar 44 km, contando já com diversas ligações em andamento.
“Estou focado nas extensões futuras. A próxima ligação que planejamos é a partir de Mapele ou Águas Claras rumo a Simões Filho, seguida do trajeto até Camaçari pela FCA, e, finalmente, até Alagoinhas. Vamos contratar estudo para isso ainda este ano ou no início do próximo”, afirmou Lafuente em sua declaração.
Essas iniciativas visam, em última análise, melhorar a mobilidade na região metropolitana de Salvador e facilitar o deslocamento dos cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da Bahia.





