Início do ITF M25 de Salvador Reúne Tenistas em Competição Internacional

Nesta terça-feira, 30 de setembro, a partir das 10h, dão-se os primeiros passos da chave principal do ITF M25 de Salvador, na Bahia. O torneio, que se realiza nas quadras duras do Clube Bahiano de Tênis, oferece uma premiação de US$ 30 mil e irá até o sábado, sendo uma importante oportunidade para tenistas acumularem pontos no ranking da ATP, a Associação dos Tenistas Profissionais.

A competição contará com 13 jogos ao longo do dia em três quadras diferentes no clube, e a entrada será gratuita para o público. Entre as atrações do dia estão a estreia da chave de duplas, com a participação dos baianos Rafael Ferreira e Victor Rocha, que enfrentarão a dupla formada por Wilson Leite e Pedro Sakamoto a partir das 17h.

Em um destaque emocional, o jogador Bruno Silva, que tem uma trajetória de superação, é um dos participantes. Filho de um funcionário do clube, Bruno começou a treinar aos 7 anos, mas sua trajetória no tênis foi interrompida aos 11 anos devido a dificuldades financeiras, quando seu pai se aposentou. Após um tempo afastado, retomou os treinos aos 15 anos, destacou-se em torneios de classes e tornou-se professor. Agora, aos 28 anos, faz sua estreia profissional ao lado de João Bento Carqueija, enfrentando Glauco Júnior e Lucca Pinto.

Em suas palavras, Bruno expressou sua gratidão e emoção por competir: "Estou muito feliz com essa oportunidade. Este torneio profissional tem um gostinho especial, pois é aqui que comecei. Vou dar o meu melhor." Ele relembra que, após perder seu pai, um amigo o ajudou a voltar a treinar e atuar como professor.

À noite, Natan Rodrigues, bicampeão da Bahia Juniors Cup, se junta ao paranaense Gabriel Sidney para um confronto contra o mexicano Rafael Alba e o americano Billy Suarez.

No segmento de simples, Pavlos Tsitsipas, irmão do ex-top 3 mundial Stefanos Tsitsipas, estreia contra o brasileiro João Schiessl, sétimo cabeça de chave. Também estarão em quadra outros atletas brasileiros, como Wilson Leite contra Rafael Alba, e Igor Gimenez contra o colombiano Samuel Palacios.

A programação para quarta-feira inclui partidas de Natan Rodrigues contra Rafael Tosetto, além de Victor Rocha enfrentando o americano Ryan Dickerson. João Bonini, campeão do Pan-Americano juvenil, desistiu do torneio devido a dores no punho, e seu lugar foi concedido a Nicolas Zanellato.

O qualifying, que ocorreu na segunda-feira, resultou na classificação de mais sete brasileiros à chave principal: Rafael Tosetto, Jefferson Wndler Filho, João Lago, Glauco Júnior, Victor Pagotto, Felipe Garla e Gabriel Schenekenberg. No total, dez países estarão representados no torneio, incluindo Brasil, Equador, Argentina, Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Marrocos, Grécia e Paraguai.

Resultados do Qualifying de Segunda-Feira:

  • Glauco Júnior (BRA) 2×0 Mateo Castaneda (COL) – 6/0 7/6 (7/4)
  • João Lago (BRA) 2×1 Ryan dos Santos (BRA) – 4/6 6/4 10/7
  • Victor Pagotto (BRA) 2×0 Lukal Ono (BRA) – 6/4 6/4
  • Felipe Garla (BRA) 2×0 Victor Bini (BRA) – 6/2 7/5
  • Rafael Tosetto (BRA) 2×0 Jackson Xavier (BRA) – 6/2 6/3
  • Gabriel Schenekenberg (BRA) 2×0 Henrique Nogueira (BRA) – 6/2 6/3
  • Jefferson Filho (BRA) 2×0 André Souza (BRA) – 6/4 6/2

Programação para Terça-Feira (30):

Quadra 1
10h – Alan Fernando RUBIO FIERROS (MEX) vs. Bruno KUZUHARA (USA) [5]
Billy SUAREZ (USA) vs. Facundo MENA (ARG) [2]
João Eduardo SCHIESSL (BRA) [8] vs. Pavlos TSITSIPAS (GRE)
17h – Victor Rocha (BRA) / Rafael Ferreira (BRA) vs. Wilson Leite (BRA) [2] / Pedro Sakamoto (BRA)
João Bento Carqueija (BRA) / Bruno dos Santos da Silva (BRA) vs. Glauco Júnior (BRA) / Lucca Pinto (BRA)

Quadra 2
10h – Taha BAADI (MAR) vs. João Vitor Scramin do Lago (BRA)
Igor Gimenez (BRA) [7] vs. Samuel Alejandro Linde Palacios (COL)
Salvador Price (COL) vs. Jefferson Wndler Filho (BRA)

Quadra 4
10h – Victor Hugo Remondy Pagotto (BRA) vs. Tomas Martinez (ARG)
Rafael Alba (MEX) vs. Wilson Leite (BRA)
Victor Hugo Remondy Pagotto (BRA) / João Vitor Scramin do Lago (BRA) vs. Rafael Tosetto (BRA) / Nicolas Zanellato (BRA)

O evento conta com a parceria da Confederação Brasileira de Tênis pelo Circuito BANCO BRB/ENGIE de Tênis Profissional, além do apoio do Governo do Estado da Bahia através da SUDESB e da SETRE.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here