BYD Avalia Abertura de Visitas Guiadas em Nova Fábrica de Camaçari para Aumentar Transparência

A BYD está considerando a implementação de visitas guiadas na sua nova fábrica, localizada em Camaçari, na Bahia. Esta iniciativa visa promover maior transparência e suavizar as recentes controvérsias associadas à montadora. A informação foi confirmada por fontes ligadas à empresa, que enfatizam a intenção de mostrar que a companhia agora realiza montagens locais a partir de kits importados da China.

Com o intuito de restaurar sua imagem, a montadora planeja abrir suas instalações para clientes e visitantes, o que pode ajudar a minimizar as discussões públicas sobre a fábrica. Apesar de não ter obtido um elevado percentual de conteúdo nacional nos veículos produzidos até o momento, a BYD organizou dois eventos de inauguração em julho e outubro de 2025.

A estratégia da empresa também busca desviar a atenção de polêmicas já estabelecidas, como a firmada relação com o Governo Federal, que permitiu a importação de kits SKD e CKD. Com essa medida, a BYD poderá montar veículos com isenção fiscal nos primeiros seis meses, uma taxa que normalmente varia entre 18% e 20%.

Outro tema delicado que a empresa procura deixar para trás é a situação de trabalho análogo à escravidão identificada durante as construções da fábrica no final de 2024. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) flagrou indivíduos em condições degradantes, trabalhando sob jornadas extensas. Esses trabalhadores eram, em sua maioria, profissionais chineses contratados por empresas terceirizadas atuando dentro das instalações da BYD no Brasil.

Em comparação com o cenário internacional, onde é comum encontrar fábricas que recebem o público, o Brasil ainda apresenta poucas opções nesse sentido. Montadoras europeias, por exemplo, frequentemente têm centros de experiência que oferecem tours e entregas técnicas. No Brasil, a Volkswagen, com sua histórica fábrica de Anchieta, e a Scania, no segmento de caminhões, são algumas das poucas que possibilitam visitas guiadas ao público. A BMW também se destaca com visitas na fábrica de Araquari, em Santa Catarina, que fazem parte da oferta turística da região.

Se a BYD efetivar essa abertura ao público, a companhia não apenas buscará modificar sua imagem, mas também demonstrará uma postura transparente e receptiva, sinalizando que não tem nada a ocultar.

BYD Avalia Abertura de Visitas Guiadas em Nova Fábrica de Camaçari para Aumentar Transparência

A BYD está considerando a implementação de visitas guiadas na sua nova fábrica, localizada em Camaçari, na Bahia. Esta iniciativa visa promover maior transparência e suavizar as recentes controvérsias associadas à montadora. A informação foi confirmada por fontes ligadas à empresa, que enfatizam a intenção de mostrar que a companhia agora realiza montagens locais a partir de kits importados da China.

Com o intuito de restaurar sua imagem, a montadora planeja abrir suas instalações para clientes e visitantes, o que pode ajudar a minimizar as discussões públicas sobre a fábrica. Apesar de não ter obtido um elevado percentual de conteúdo nacional nos veículos produzidos até o momento, a BYD organizou dois eventos de inauguração em julho e outubro de 2025.

A estratégia da empresa também busca desviar a atenção de polêmicas já estabelecidas, como a firmada relação com o Governo Federal, que permitiu a importação de kits SKD e CKD. Com essa medida, a BYD poderá montar veículos com isenção fiscal nos primeiros seis meses, uma taxa que normalmente varia entre 18% e 20%.

Outro tema delicado que a empresa procura deixar para trás é a situação de trabalho análogo à escravidão identificada durante as construções da fábrica no final de 2024. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) flagrou indivíduos em condições degradantes, trabalhando sob jornadas extensas. Esses trabalhadores eram, em sua maioria, profissionais chineses contratados por empresas terceirizadas atuando dentro das instalações da BYD no Brasil.

Em comparação com o cenário internacional, onde é comum encontrar fábricas que recebem o público, o Brasil ainda apresenta poucas opções nesse sentido. Montadoras europeias, por exemplo, frequentemente têm centros de experiência que oferecem tours e entregas técnicas. No Brasil, a Volkswagen, com sua histórica fábrica de Anchieta, e a Scania, no segmento de caminhões, são algumas das poucas que possibilitam visitas guiadas ao público. A BMW também se destaca com visitas na fábrica de Araquari, em Santa Catarina, que fazem parte da oferta turística da região.

Se a BYD efetivar essa abertura ao público, a companhia não apenas buscará modificar sua imagem, mas também demonstrará uma postura transparente e receptiva, sinalizando que não tem nada a ocultar.

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