Em um momento histórico, o município de Camaçari, na Bahia, passa por uma significativa transformação industrial com a instalação da fábrica da BYD, uma das principais fabricantes de veículos elétricos do mundo. Inaugurado em 1978, o Polo de Camaçari foi a primeira planta petroquímica planejada do Brasil, inicialmente concentrado na produção de insumos derivados do petróleo. Com o tempo, o polo diversificou sua atuação, incorporando indústrias que vão desde metalurgia até energia eólica e biotecnologia.

A chegada da BYD marca uma nova era para a indústria local, agora voltada para tecnologias sustentáveis. A fábrica já iniciou a montagem de veículos e está gradualmente ampliando sua capacidade de produção, utilizando um modelo SKD, que envolve a chegada de automóveis parcialmente desmontados para serem completados localmente. A expectativa é que, a partir de 2026, a produção se transforme em uma manufatura integral em Camaçari, com um maior percentual de peças nacionalizadas.

Atualmente, modelos como o Dolphin Mini, o King e o Song Pro estão sendo montados na unidade, que possui capacidade para 150 mil veículos por ano, podendo dobrar essa produção para atender o mercado brasileiro e ainda projetar exportações para a América Latina. Para suportar essa expansão, a BYD planeja aumentar sua rede de concessionárias, que já conta com 190 pontos de venda no Brasil, com a meta de chegar a 250 nos próximos meses.

No aspecto tecnológico, a fábrica representa um passo importante na transferência de conhecimento entre Brasil e China, como evidenciado pelo desenvolvimento de um motor híbrido flex, que combina eletricidade e etanol — um combustível limpo amplamente produzido no território brasileiro. Para Stella Li, CEO da BYD Américas, a visão é transformar a região em um verdadeiro “Vale do Silício da América do Sul”, focando na inovação em mobilidade elétrica e soluções energéticas.

O compromisso da empresa com a sustentabilidade é uma das principais características do projeto. A planta baiana conquistou a certificação internacional I-REC, que assegura que 100% da energia utilizada provém de fontes renováveis, principalmente eólicas. Desde sua instalação, a fábrica conseguiu evitar a emissão de aproximadamente 470 toneladas de CO₂, o que equivale ao plantio de 3.300 árvores.

A BYD também destaca um importante programa de reciclagem e reaproveitamento de baterias, com centros de serviços que realizam triagens, reparos e reciclagem de tecnologias, como a Blade Battery. Esses esforços não só prolongam a vida das baterias, que podem ser reutilizadas em sistemas de armazenamento de energia e iluminação pública, mas também completam um ecossistema de energia integral que contribui para a transição energética.

A instalação da BYD em Camaçari reposiciona a cidade como um centro de referência na eletrificação automotiva, aliando práticas industriais sustentáveis à inovação tecnológica e à geração de empregos. Com uma força de trabalho atual de cerca de 1.500 profissionais, a empresa já contratou 365 novos trabalhadores somente em setembro, reforçando seu compromisso com a inclusão, através de vagas específicas para pessoas com deficiência.

O intercâmbio técnico entre as equipes brasileiras e chinesas é uma estratégia contínua, permitindo a capacitação dos trabalhadores locais. Recentemente, um grupo de funcionários participou de um programa intensivo em uma fábrica de baterias na China, ampliando suas habilidades e conhecimentos.

Em seu esforço para integrar-se à economia local, a BYD tem buscado estreitar laços com organizações representativas da indústria e lançou a campanha “BYD Quer Conhecer Você”, com o intuito de selecionar fornecedores nacionais e desenvolver uma cadeia de suprimentos. Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da empresa, afirmou que estão em curso os planos para a fabricação completa dos veículos no Brasil, com a meta de alcançar mais de 50% de nacionalização de peças até 2027.

A evolução do Polo de Camaçari, que começou com a exploração do petróleo, agora se direciona para um futuro sustentável, almejando ser um polo de energias limpas e inovação no cenário global de mobilidade elétrica.Em um momento histórico, o município de Camaçari, na Bahia, passa por uma significativa transformação industrial com a instalação da fábrica da BYD, uma das principais fabricantes de veículos elétricos do mundo. Inaugurado em 1978, o Polo de Camaçari foi a primeira planta petroquímica planejada do Brasil, inicialmente concentrado na produção de insumos derivados do petróleo. Com o tempo, o polo diversificou sua atuação, incorporando indústrias que vão desde metalurgia até energia eólica e biotecnologia.

A chegada da BYD marca uma nova era para a indústria local, agora voltada para tecnologias sustentáveis. A fábrica já iniciou a montagem de veículos e está gradualmente ampliando sua capacidade de produção, utilizando um modelo SKD, que envolve a chegada de automóveis parcialmente desmontados para serem completados localmente. A expectativa é que, a partir de 2026, a produção se transforme em uma manufatura integral em Camaçari, com um maior percentual de peças nacionalizadas.

Atualmente, modelos como o Dolphin Mini, o King e o Song Pro estão sendo montados na unidade, que possui capacidade para 150 mil veículos por ano, podendo dobrar essa produção para atender o mercado brasileiro e ainda projetar exportações para a América Latina. Para suportar essa expansão, a BYD planeja aumentar sua rede de concessionárias, que já conta com 190 pontos de venda no Brasil, com a meta de chegar a 250 nos próximos meses.

No aspecto tecnológico, a fábrica representa um passo importante na transferência de conhecimento entre Brasil e China, como evidenciado pelo desenvolvimento de um motor híbrido flex, que combina eletricidade e etanol — um combustível limpo amplamente produzido no território brasileiro. Para Stella Li, CEO da BYD Américas, a visão é transformar a região em um verdadeiro “Vale do Silício da América do Sul”, focando na inovação em mobilidade elétrica e soluções energéticas.

O compromisso da empresa com a sustentabilidade é uma das principais características do projeto. A planta baiana conquistou a certificação internacional I-REC, que assegura que 100% da energia utilizada provém de fontes renováveis, principalmente eólicas. Desde sua instalação, a fábrica conseguiu evitar a emissão de aproximadamente 470 toneladas de CO₂, o que equivale ao plantio de 3.300 árvores.

A BYD também destaca um importante programa de reciclagem e reaproveitamento de baterias, com centros de serviços que realizam triagens, reparos e reciclagem de tecnologias, como a Blade Battery. Esses esforços não só prolongam a vida das baterias, que podem ser reutilizadas em sistemas de armazenamento de energia e iluminação pública, mas também completam um ecossistema de energia integral que contribui para a transição energética.

A instalação da BYD em Camaçari reposiciona a cidade como um centro de referência na eletrificação automotiva, aliando práticas industriais sustentáveis à inovação tecnológica e à geração de empregos. Com uma força de trabalho atual de cerca de 1.500 profissionais, a empresa já contratou 365 novos trabalhadores somente em setembro, reforçando seu compromisso com a inclusão, através de vagas específicas para pessoas com deficiência.

O intercâmbio técnico entre as equipes brasileiras e chinesas é uma estratégia contínua, permitindo a capacitação dos trabalhadores locais. Recentemente, um grupo de funcionários participou de um programa intensivo em uma fábrica de baterias na China, ampliando suas habilidades e conhecimentos.

Em seu esforço para integrar-se à economia local, a BYD tem buscado estreitar laços com organizações representativas da indústria e lançou a campanha “BYD Quer Conhecer Você”, com o intuito de selecionar fornecedores nacionais e desenvolver uma cadeia de suprimentos. Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da empresa, afirmou que estão em curso os planos para a fabricação completa dos veículos no Brasil, com a meta de alcançar mais de 50% de nacionalização de peças até 2027.

A evolução do Polo de Camaçari, que começou com a exploração do petróleo, agora se direciona para um futuro sustentável, almejando ser um polo de energias limpas e inovação no cenário global de mobilidade elétrica.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here