Cerca de 300 profissionais de segurança, entre policiais civis e militares e bombeiros, foram mobilizados para garantir a segurança do desfile de 7 de Setembro em Salvador, programado para este domingo (7). A estratégia elaborada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) inclui um policiamento tanto ostensivo quanto preventivo, além da presença do Corpo de Bombeiros nas proximidades do evento.
Para fortalecer a atuação das forças de segurança, haverá uma intensificação das atividades na 1ª Delegacia Territorial, localizada nos Barris, e na sede do Departamento de Polícia Técnica, na Avenida Centenária. Essas medidas visam assegurar um ambiente seguro para todos os presentes.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) estará em funcionamento das 5h às 15h, monitorando toda a operação, que contará com a colaboração de 25 órgãos de diferentes esferas: estaduais, federais, municipais e da iniciativa privada. Essa estrutura permite o acompanhamento em tempo real e proporciona uma resposta rápida das equipes de segurança presentes.
Adicionalmente, mais de 300 câmeras de segurança, equipadas com tecnologia de reconhecimento facial e de placas veiculares, integrarão o sistema de vigilância. Essas câmeras têm a função de auxiliar na identificação de pessoas foragidas e também na localização de desaparecidos. Ao todo, as Forças de Segurança Pública estarão representadas no desfile por 1.148 profissionais, acompanhados de 100 veículos, demonstrando o empenho em manter a segurança e a ordem durante as festividades.