A construção da tão esperada Ponte Salvador-Itaparica está prestes a se tornar realidade, com o início das obras programado para junho de 2026. A confirmação foi feita pela concessionária responsável pelo projeto, em anúncio divulgado na última sexta-feira. O investimento total para a realização da obra está estimado em R$ 11 bilhões, conforme estabelecido em contrato assinado com o Governo da Bahia em 4 de junho deste ano.
Antes do início das obras principais, o cronograma inclui diversas etapas preparatórias. O projeto executivo terá início em dezembro deste ano, com a instalação de uma plataforma provisória prevista para ocorrer em maio de 2026, a qual servirá de suporte para a construção da ponte.
A assinatura do contrato contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao. A concretização do acordo foi possível graças à mediação do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, que homologou a proposta de conciliação.
Para garantir a viabilidade financeira da obra, o Senado Federal autorizou um empréstimo de até US$ 150 milhões, equivalente a aproximadamente R$ 800 milhões, que será destinado ao fundo garantidor do projeto. A fase de sondagem da área, que foi concluída em abril, envolveu a participação de mais de 20 empresas baianas e resultou em um investimento de R$ 200 milhões.
Com uma extensão de 12,4 km sobre o mar, a Ponte Salvador-Itaparica será a maior da América Latina, oferecendo importantes melhorias na acessibilidade da região. O projeto também abrange a construção de novos acessos viários tanto em Salvador quanto em Vera Cruz, integrado ao chamado Sistema Viário Salvador-Ilha de Itaparica, que está dividido em cinco etapas: acessos viários na capital, a própria ponte, a chegada da ponte à ilha, a construção de uma nova variante rodoviária (Desvio de Mar Grande) e a recuperação e ampliação do trecho da BA-001, que vai de Cacha Prego até a cabeceira da Ponte do Funil.
Estimativas do governo estadual apontam que o empreendimento deverá gerar cerca de sete mil empregos diretos durante sua execução e beneficiará aproximadamente 10 milhões de pessoas em 250 municípios baianos após sua conclusão.