A construção da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica está programada para iniciar em junho de 2026, conforme anunciou o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, durante uma apresentação do projeto realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta quarta-feira (17). Essa obra é vista como o maior investimento em infraestrutura na Bahia e trará intervenções viárias significativas em Salvador, Vera Cruz e na BA-001, prometendo um impacto direto na economia e na mobilidade da região.
No município de Salvador, o projeto inclui a construção de túneis e viadutos que farão a conexão da ponte com a Via Expressa, além das avenidas Jiquitaia e Engenheiro Oscar Pontes. Em Vera Cruz, será estabelecida uma nova rodovia e ocorrerá a duplicação de determinados trechos da BA-001.
A ponte terá uma extensão de 12,4 km, tornando-se a maior da América Latina a ser construída sobre água. Ela conectará o Terminal Marítimo São Joaquim, na capital, à localidade de Gameleira, em Vera Cruz. A entrega da obra está prevista para junho de 2031.
Antes do início da construção da ponte, está agendada a criação de uma plataforma provisória de apoio, que deve ser iniciada em maio de 2026 e terá um prazo estimado de conclusão de um ano.
O Sistema Rodoviário da Ponte Salvador-Itaparica será organizado em cinco segmentos:
1. Acessos viários em Salvador.
2. A ponte propriamente dita.
3. A ligação da ponte à nova variante na Ilha de Itaparica.
4. A nova variante rodoviária na Ilha (desvio de Mar Grande).
5. A recuperação e duplicação da BA-001, do local conhecido como Cacha Prego até a Ponte do Funil.
A deputada Ivana Bastos, presidente da Alba, enfatizou a importância transformadora dessa obra. “É um projeto que já se concretizou para os deputados. Vamos agir rapidamente em tudo que estiver ao nosso alcance”, afirmou.