Arnaldo Antunes (à esquerda) lançou a música ‘Grão de amor’ com Marisa Monte, parceira de Carlinhos Brown na composição
Divulgação
♫ CRÔNICA
♩ Tem canções que parecem feitas para o sucesso, mas que não cumprem esse destino por qualquer razão… Pensei nisso hoje à tarde enquanto almoçava e, na playlist do restaurante, tocava Grão de amor no dueto doce de Arnaldo Antunes e Marisa Monte.
Grão de amor é valsa composta por Carlinhos Brown em parceria com Marisa Monte. Feita presumivelmente em 2003, a canção foi lançada por Arnaldo Antunes no álbum Saiba, em 2004, em gravação feita com a participação de Marisa.
A melodia de Grão de amor é bela. A letra versa sobre amor e saudade de forma envolvente. A gravação foi produzida em apropriado tempo de delicadeza. Enfim, Grão de amor é canção de espírito tribalista e tinha a semente do sucesso. Mas não germinou, nunca brotou forte nas paradas.
Será que a valsa teria ficado mais conhecida se tivesse aparecido em álbum de Marisa, e não de Arnaldo? Pode ser. Marisa arrasta multidões sozinha e a reboque do trio Tribalistas, formado em 2002, dois anos antes do disco em que Arnaldo gravou Grão de amor.
Solo, Arnaldo nunca teve o poder aglutinador da cantora. Daí que a sorte de Grão de amor pode ter sido decidida quando Marisa e Brown ofereceram a canção para o disco de Arnaldo.
Curiosamente, Grão de amor nunca ganhou outro registro fonográfico oficial desde a gravação original de Arnaldo com Marisa no álbum Saiba. Se a valsa tivesse sido lembrada no show que reuniu os Tribalistas em 2018, a música poderia ter ficado mais popular. Vá saber…
Quem sabe um dia alguém não regrava a canção e Grão de amor enfim germina em todo o Brasil com a força plena dessa composição vocacionada para o sucesso?… Vá saber…