Salvador promove imersão na cultura afro-brasileira com o rolê "História, Luta e Liberdade"

Uma vivência rica em diversidade cultural e em celebração da resistência negra aguarda os visitantes em Salvador. O rolê intitulado "História, Luta e Liberdade" proporciona uma perspectiva profunda sobre as expressões da cultura afro-brasileira, através de diversos pontos de interesse ao longo do Pelourinho, um local reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.

O itinerário oferece aos participantes a oportunidade de explorar a luta e a afirmação de identidade dos africanos escravizados no Brasil, destacando o papel das organizações civis, religiosas e culturais, como irmandades e espaços abolicionistas. O passeio integra a série “Rolê Afro”, que conta com 11 rotas focadas em experiências afrocentradas na cidade.

Casa do Benin

O percurso inicia-se na Casa do Benin, um espaço inaugurado em 1988 dedicado à cultura afro-brasileira. Ali, os visitantes são introduzidos à rica herança cultural e histórica da costa ocidental da África, em especial do antigo Reino do Daomé, atual Benin, que foi um dos principais pontos de partida para a escravização de africanos nas Américas entre os séculos XVI e XIX. Além das memórias da escravidão, a Casa do Benin destaca as ligações profundas entre Brasil e África.

O projeto da Casa resultou de contribuições de diversas personalidades e instituições, incluindo a Prefeitura de Salvador e o governo do Benin, sob a orientação do arquiteto Lina Bo Bardi e das pesquisas de Pierre Verger.

Serviço:
Casa do Benin
Rua Padre Agostinho Gomes – Pelourinho, Salvador – BA
Telefone: (71) 3202-7890

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Prosseguindo pela Ladeira do Pelourinho, os participantes visitam a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, cujos traços arquitetônicos e ícones refletem a influência da cultura africana nos costumes católicos. Esta igreja, construída com o esforço financeiro de comunitários negros, tinha um papel significativo como espaço de voz e resistência para os negros que se organizavam em irmandades.

Durante a visita, os turistas conhecerão a história da Irmandade dos Homens Pretos, que contribuiu para a criação do templo, e poderão explorar a importância das irmandades na luta abolicionista e na sobrevivência dessa população na cidade.

Serviço:
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
Largo do Pelourinho, s/n – Pelourinho, Salvador – BA

Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD)

No Largo do Cruzeiro de São Francisco, a próxima parada é a Sociedade Protetora dos Desvalidos, uma associação civil formada por africanos livres em 1832. A SPD teve como objetivo auxiliar a comunidade negra na luta por emancipação civil. Além de ser uma das pioneiras no Brasil em assistência mútua, a SPD garantia aos seus membros benefícios como aposentadoria e auxílio-funerário.

O espaço é um testemunho das lutas enfrentadas pelas comunidades negras e mantém viva a memória da luta por liberdade e igualdade racial.

Serviço:
Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD)
Largo do Cruzeiro de São Francisco, 017 – Centro, Salvador – BA
Telefone: (71) 3322-6913

Casa da Capoeira

Por fim, os participantes descem até a Casa da Capoeira, onde são apresentados a uma das práticas culturais afro-brasileiras mais significativas. A capoeira, reconhecida mundialmente, mistura elementos de luta, dança e música, e suas raízes se encontram nas tradições das populações africanas na costa do antigo Reino de Angola.

Reconhecida como patrimônio imaterial pela UNESCO em 2014, a capoeira passou por um processo de criminalização ao longo de sua história, mas se firmou como um símbolo de resistência. Os visitantes poderão conhecer a trajetória da capoeira através de registros iconográficos e a contribuição de mestres importantes dessa prática.

Serviço:
Associação Cultural Casa da Capoeira
R. do Açouguinho, 10 – Pelourinho, Salvador – BA

Informações Gerais do Roteiro

O passeio tem duração estimada de quatro horas, disponível de terça a sábado, e é conduzido por guias que oferecem uma caminhada rica em história e cultura. O ponto de encontro é na Casa do Benin, e está incluso o acesso a todos os espaços culturais.

Contribuição ao Turismo Afro-Brasileiro

O projeto Rolê Afro faz parte do Plano de Desenvolvimento do Afroturismo promovido pela Prefeitura de Salvador, apoiado por um consórcio de instituições. Este projeto busca avançar na estruturação de políticas públicas para fortalecer e divulgar o turismo afrocentrado na cidade, propondo um olhar respeitoso e reflexivo sobre a história da população negra no Brasil.

Com essa série de atividades, Salvador reafirma seu compromisso com a valorização e a preservação da cultura afro-brasileira, convidando todos a se engajar nessa jornada de descoberta e reflexão.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here