No próximo dia 16 de setembro, Salvador sediará a 1ª Feira de Empreendedorismo Jovem, um evento programado para ocorrer das 8h às 18h na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizada no Vale do Canela. A feira é resultado de uma colaboração entre a universidade e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

Destinada a jovens empreendedores com idades entre 18 e 29 anos, a iniciativa visa promover o desenvolvimento de negócios inovadores, além de fortalecer a autonomia financeira e a inclusão produtiva dessa faixa etária. O evento oferecerá a cerca de 20 novos empreendedores a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços, ampliando suas redes de contato. As inscrições podem ser feitas até esta terça-feira (9) através de um link disponibilizado pelos organizadores, e as vagas são limitadas.

De acordo com a SPMJ, busca-se criar propostas concretas que possibilitem aos jovens acesso ao conhecimento necessário para o empreendedorismo. Esta ação faz parte do Projeto Empreendaê, uma política pública que visa capacitar os jovens como sujeitos de direito e agentes de transformação social.

Fernanda Lordelo, secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, ressalta a importância da educação financeira e do fomento ao empreendedorismo entre os jovens. “Investir no futuro deles é fundamental. Com um preparo adequado para criar e gerir seus próprios negócios, os jovens terão melhores chances e oportunidades”, afirma.

Baseado no Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013), que assegura o direito ao trabalho e à renda, o Projeto Empreendaê reafirma o compromisso com o empoderamento juvenil, estimulando a criação de oportunidades dignas e alternativas que afastem os jovens da vulnerabilidade social.

Além da exposição de estandes, a feira incluirá palestras sobre gestão de negócios, mentoria e depoimentos de empreendedores bem-sucedidos, assim como uma programação cultural que contará com apresentações de música, dança e esportes, promovendo a integração entre juventude, empreendedorismo e cultura.

O evento conta também com apoio das secretarias de Ordem Pública (Semop), Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SemdeC), Conecta e Sebrae.

Recentemente, os dados revelam um crescimento no empreendedorismo entre os jovens brasileiros. Um estudo do Sebrae, elaborado a partir de informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), indica que o número de empreendedores nessa faixa etária aumentou em 25% nos últimos 12 anos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here